Quais são os benefícios da microfisioterapia
Quais são os benefícios da microfisioterapia
Desenvolvida na França na década de 80 pelos fisioterapeutas e osteopatas Daniel Grosjean e Patrice Benini, a microfisioterapia é uma técnica manual que consiste em identificar a principal causa de uma doença, disfunção ou sintoma, estimulando o corpo no processo de autocura, promovendo dessa forma a manutenção da saúde.
Para o que a microfisioterapia serve?
O nosso organismo está constantemente lutando contra as agressões, sejam elas vindas do interior ou do exterior. Nosso sistema imunológico tem a missão de combater esses agressores e manter nosso corpo sempre em equilíbrio, contudo, quando a imunidade está enfraquecida, ela precisa de uma ajuda e nesse caso entra a microfisioterapia. Fundamentado pelas áreas de Embriologia, Ontogenia, Filogenética e Anatomia, a técnica desenvolveu mapas corporais específicos, que refletem os traços de uma disfunção causada por um agente agressor e que o organismo não conseguiu recuperar, esta informação estará armazenada na memória do tecido, atrapalhando o bom funcionamento corporal.
Quais são os benefícios da técnica?
Por se tratar de um método não invasivo, a técnica tem como principal benefício estimular o sistema imunológico e promover a melhora sistêmica, podendo ser aplicada em qualquer idade, desde bebês até idosos.
Como é o tratamento?
O tratamento, que é definido pelo profissional, tem indicação mínima de 3 atendimentos e os resultados podem ser notados desde a primeira consulta, que possui intervalos entre 30 e 90 dias.
Como é realizado?
Após identificar a causa primária do problema, o profissional realizará a sessão de tratamento utilizando gestos manuais específicos, denominados de micropalpação por causa da maneira suave como é aplicada.
Através de micropalpações pelo corpo, o fisioterapeuta consegue identificar traumas emocionais, toxinas e infecções
que o paciente adquiriu desde o período fetal até a idade adulta e re-significar essas informações geradas ou sofridas pelo corpo. Esta técnica de terapia manual auxilia não apenas no tratamento de certos sintomas, mas também de doenças como:
- Síndrome do pânico;
- Depressão bipolar;
- Fibromialgia rinites;
- Lombalgias;
- Ciatalgias;
- Cervicalgias;
- Hérnias discais;
- Torções;
- Luxações;
- Acidentes de automóveis;
- Depressões;
- Ansiedade;
- Fobias;
- Falta de atenção e concentração;
- Hiperatividade;
- Dentre muitas outras.
A microfisioterapia pode ajudar no tratamento de inúmeros transtornos e doenças, atuando de forma curativa e preventiva, agende sua consulta e saiba como ela pode ajudar você!