Como funciona a energia dos cristais?
Para alguns, são sinônimos carregados de beleza, cores e formas; mas, para outros, a energia dos cristais pode ser entendida com muito mais profundidade.
Os cristais são formados pela união de partículas, que se misturam com a água e as rochas originadas pelo magma da terra. O que acontece é que esse magma escorre pelas fissuras e fendas da terra rumo à superfície, formando no caminho rochas, decorrentes do seu resfriamento.
Nesse processo, pode acontecer das rochas ainda aquecidas se juntarem a água, formando um líquido muito rico em minerais, que à medida que o tempo passa, dão origem aos cristais.
Diante desse cenário de interferências físico-químicas da própria natureza, muita energia natural foi necessária para a formação desses cristais.
A energia dos cristais
Um ótimo exemplo para ilustrar essa utilização muito antiga é a Litoterapia, um tratamento por meio de pedras que existe há mais de três mil anos.
Povos como os egípcios, babilônicos, gregos e chineses contribuíram para os diversos significados que a energia dos cristais possui hoje. Por esse motivo, um mesmo cristal pode ter diversas funções e auxiliar em diferentes terapias ou tratamentos para algumas condições de saúde.
Porém, ainda não existem evidências científicas que comprovem a eficácia dos cristais, a não ser a sua constituição puramente natural.
Contudo, a Litoterapia compreende a energia dos cristais como vibrações emitidas naturalmente, que contribuem para o equilíbrio de corpo e mente. Com isso, diante das propriedades químicas e físicas específicas de alguns cristais, eles podem ser utilizados de distintas formas.
Como os cristais podem ajudar a energizar um ambiente e promover bem-estar?
Muitas terapias holísticas que compreendem outras características, além do corpo físico, também utilizam os cristais. Alguns, inclusive, estão relacionados aos chakras (centros energéticos distribuídos pelo organismo que absorvem a energia vital e a distribuem pelo corpo, mente e espírito) e agem nos campos emocional e mental por meio do equilíbrio energético.
Os cristais podem ser utilizados no cotidiano e de duas formas: tanto estáveis (como decoração ou proteção), quanto móveis (na forma de acessórios ou para auxiliar em algo específico).
Associações à energia dos cristais
Devido ao longo tempo de estudo e diferentes localizações geográficas, os significados de cada cristal podem ser muito amplos.
Outro aspecto considerado também são as cores, como por exemplo:
- Os cristais brancos e transparentes são utilizados para processos de purificação ou em locais de entrada de luz ambiental;
- Os de cor índigo são geralmente utilizados para a concentração e introspecção, como a sodalita, que é muito usada nos casos de insônia e cansaço;Outros cristais avermelhados, como a granada, são mais relacionados à força, vitalidade e coragem;
- Os de cor preta são mais voltados à proteção.
Da limpeza energética dos ambientes até o auxílio na saúde
A energia dos cristais pode ajudar no equilíbrio do corpo e dos locais onde a pessoa possa estar, como no trabalho ou em casa.
Podem ser utilizados para enfrentarmos situações desafiadoras, aliviar o estresse e equilibrar a energia do ambiente.
Contudo, é importante ter em mente que a energia dos cristais não substitui o acompanhamento médico para o tratamento de enfermidades.
Se você deseja saber mais sobre medicina integrativa, conheça a Clínica Jobst e os nossos atendimentos na área!